domingo, 15 de setembro de 2013

POR QUE ORAMOS SE DEUS JÁ SABE O QUE PRECISAMOS?

E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes”. Mateus 6.7-8.

Desde cedo, quando ainda criança, aprendemos a orar. Nossos pais e avós nos criaram ensinando-nos a orar como uma prática agradável a Deus, num sentimento de gratidão e devoção. Creio e, torço, para que esta prática ainda faça parte das tarefas familiares nos lares desta geração.

Meus pais têm quatro filhos e, muitas vezes, eles já sabiam o que precisávamos, mesmo antes de pedirmos algo, isto é normal em qualquer família. Porém o que nós, sendo pai terreno, sabemos somente às vezes, nosso Pai Celestial o sabe sempre, é o que afirma o texto bíblico citado acima. Inevitavelmente, isto nos leva a este questionamento: por que oramos se Deus já sabe o que precisamos?

Primeiramente, precisamos entender que o pedido, não pode ser visto como o elemento mais importante da oração, apesar de que infelizmente é o que mais acontece. A oração modelo, deixada por Jesus, justamente nos ensina isto. O pedido começa somente após o reconhecimento de quem é Deus, exaltação ao Senhor de nossa vida e afirmação de sua soberania. A súplica não é a essência da oração. A oração é um meio de obtermos um relacionamento mais profundo com Deus.

Deus além de determinar os fins, determina também os meios. Portanto perguntar “Por que orar se Deus já sabe o que precisamos” é como perguntar por que acordamos toda manhã e saímos para trabalhar?  É algo necessário, pois se abdicarmos disto algo irá nos faltar.


Enfim, embora Deus, nosso Pai celestial saiba, antes mesmo de pedirmos, o que precisamos, nossas súplicas são um reconhecimento de nossa dependência – ler artigo anterior - de Deus. Isto em si, já é motivo suficiente para orarmos incansavelmente. A Bíblia nos orienta a perseverarmos na oração (Atos 6.4) e nunca deixarmos de orar (1 Tessalonicenses 5:17). 


Artigo 04/2013 para o Jornal O Semanário, 13-15 Set 2013.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: HANEGRAAFF, Hank, O Livro de respostas bíblicas. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. 

Nenhum comentário: