quinta-feira, 12 de setembro de 2013

INDEPENDÊNCIA OU DEPENDÊNCIA?

O ser humano foi criado para ser dependente. Mas dependente de que? De quem? Esta é uma importante pergunta que deve ser respondida. Nesta semana estamos comemorando a proclamação da independência do Brasil. Nosso país, após descoberto, passou a ser dependente da nação o qual o descobriu, até que 322 anos depois, Dom Pedro de Alcântara proclamou a tão aguardada independência, com o grito do Ipiranga: “Independência ou morte”.
Nós nascemos dependentes dos nossos pais, sem eles, não poderíamos ter nos alimentados, não poderíamos ser limpos, nos banhar, nos vestir, etc. Um recém-nascido que é abandonado não sobrevive. Na adolescência e juventude também continuamos dependentes, o tempo passa e podemos tornar-nos independentes financeiramente, porém, nunca emocionalmente e nem socialmente. Tanto que na velhice avançada, voltamos a um estado de dependência quase original.
Um homem que não se socializa passa por inúmeros problemas, alguém que corta relações emocionais com seus pais também, isso porque somos dependentes, tanto de carinho e afeto de nossos pais, quanto de interagirmos e relacionarmos com nossos pares.
A Bíblia Sagrada nos ensina muito, não pouco, e nela encontramos a história do povo de Israel que era escravo no Egito. Naquele lugar, 430 anos sendo escravizado, o povo além de trabalhar de graça, em situação humilhante e vexatória, vestiam-se e alimentavam das sobras e ainda achavam isto muito bom (Nm 11.5). Quando Deus usou Moisés para libertar seu povo e levá-los para a “terra prometida”, queria apenas trocá-los de dependência, agora, não mais seriam dependentes das ordens de outra nação, mas totalmente dependentes do próprio Deus.
                Na caminhada em questão, de escravos a libertos, deveriam aprender a depender de Deus, em meio ao deserto, não dormiam com fome, pois recebiam o maná diariamente (Êx 16.31-35) e comiam carnes trazidas pelo vento (Êx.16.13; Nm 11.31). Suas vestes não se consumiam, podemos verificar neste episódio a dependência total de Deus. O povo teve uma tremenda dificuldade em esquecer o pensamento de escravo, mesmo diante destes milagres acontecerem de uma forma extraordinária. Na busca pela independência, rejeitaram a vontade de Deus.
                Deus quer que o homem seja dependente dEle. Deus quer agora trocar a dependência do homem que, querendo ser independente, acaba dependente de práticas condenáveis por Deus, entre estas, vícios e vaidades, enfim, uma dependência perigosa. Cristo veio para arrebatar-nos desta dependência “maluca” e fazer-nos totalmente dependentes dEle.
Dependentes de Deus significa entregar a nossa vida a Ele, como Senhor de nossa vida. Não há nada melhor que isso, pois a Palavra de Deus nos convoca a Buscar ao Senhor enquanto se pode achar, invoca-lo enquanto está perto, Capítulo 55 do Livro de Isaías afirma: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Podemos então nos tranquilizar e caminhar contentes, com o coração aquietado na dependência do Senhor e pela fé, confiar em Deus e nos sujeitar a sua soberana vontade.


Artigo 3/2013 Semanário, 6-8 Set 2013.


Eliel Toledo, Pastor, Presidente em exercício da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Tupanciretã.

Sede: Rua Paulino Aquino 499, centro. Cultos Quinta 19h30, Domingo 18h30, todos são bem-vindos. Expediente segunda a Sexta 9h às 12h. Fone 3272-3293. Envie seu comentário sobre este artigo ou entre em contato conosco através do e-mail adtupancireta@hotmail.com

Nenhum comentário: