terça-feira, 23 de outubro de 2012

DIA DAS BRUXAS, QUE BENEFÍCIO ISTO TRAZ PARA A SOCIEDADE?


Semana passada eu escrevi a respeito da Reforma Protestante que nós comemoramos no dia 31 de outubro, porém neste mesmo dia, para outros, é comemorado o dia das bruxas, também chamado de Halloween, algumas perguntas precisam ser respondidas e quero aproveitar este espaço para uma análise à luz da Bíblia, que é a proposta desta coluna.
Este dia tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, um dos fatores que acredito estar impulsionando-o é a influência da cultura americana, através de filmes, seriados, desenhos infantis e outros; e atualmente é muito aguardada pelos lojistas inclusive no Brasil.  A imagem de crianças vestidas com fantasias “engraçadinhas” de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo “gostosuras ou travessuras” parece inocente. Sobre a origem, foram os irlandeses que, imigrando para os Estados Unidos que levaram consigo a tradição de comemorarem o Halloween. Existe uma cidade nos Estados Unidos, no estado de Massachusetts, que se chama Salém, ali celebra-se anualmente o Festival da Assombração, parece aparentemente inofensivo e tratar-se de uma atração turística para crianças mas, por pura “coincidência” aquela cidade também é considerado como a capital da bruxaria norte-americana. Coincidência mesmo?
Tudo parece uma grande brincadeira, porém o que ignoram é que no mundo espiritual, está se abrindo uma grande brecha para a destruição de vidas. O que acompanhamos é que junto com estas comemorações, seguem uma grande prática de adivinhações, superstições e ocultismo, Mas o que diz a Bíblia sobre isto?
A Escritura Sagrada não menciona o Halloween ou Dia das Bruxas de forma direta, mas dá-nos alguns princípios para que possamos tomar uma decisão. No Antigo Testamento, é registrado a lei moral para o povo de Deus, e em Êxodo 22:18 a feitiçaria era um crime punível com a morte. É claro que tenho que ressaltar que Cristo veio inaugurar um novo tempo, o tempo da graça, e a exemplo da mulher samaritana que foi levado até Jesus pelo crime de adultério, Jesus condenou o pecado dela, mas para a pecadora, deu-lhe uma nova chance. Deus enviou seu único filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16), portanto meu querido leitor, Jesus Cristo veio para dar uma nova chance a humanidade, e esta nova chance começa com uma palavra chamada arrependimento.
Lendo Levítico 19:31, também no capítulo 20, versículos 6 e 27 Deus orienta o povo a não se contaminar com os adivinhadores e encantadores. O ensinamento do Novo Testamento sobre o ocultismo é bem claro. Atos 8:9-24, a história de Simão, mostra que o ocultismo e Cristianismo não se misturam. A narrativa de Elimas, o feiticeiro, em Atos 13:6-11, revela que a bruxaria é completamente oposta ao Cristianismo. Paulo chamou Elimas de um filho do diabo, um inimigo da justiça e um corruptor dos caminhos de Deus. Em Atos 19 mostram-nos novos convertidos quebrando severamente os laços que os prendiam as práticas do ocultismo, confessando-as e trazendo suas ferramentas de magia para queimá-las na frente de todos (Atos 19:19).
Portanto prezado leitor, esta é a visão bíblica e cristocêntrica sobre estas práticas, que se mantidas, podem trazer ainda mais desgraças para o povo que assim procede. Deus nos livre de deixarmos de ser uma nação cristã voltando-se para o paganismo. Deus tenha misericórdia!

Pr. Eliel Toledo
Pastor Adjunto da Igreja Assembleia de Deus em Tupanciretã/RS
Artigo escrito para o Jornal O Semanário, 26-28 Out 2012



Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida, Versão Revista e Corrigida 2003. Barueri.CPAD/SBB.


Nenhum comentário: