segunda-feira, 11 de julho de 2011

Não Matarás

Ao cumprimentar o amigo leitor, quero expressar a satisfação que tenho em poder utilizar este periódico* como canal de comunicação com a comunidade de Tupanciretã e região. Apesar do pouco tempo morando nesta cidade, tenho aprendido a gostar desta terra.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) constatou em 2008, que o Brasil é o campeão mundial em homicídios. Se estes números continuam, a cada 12 minutos um brasileiro morre assassinado. Com 3% da população mundial, o Brasil responde por 13% dos homicídios.

Se tratando de Rio Grande do Sul, o ano de 2008 registrou o maior índice de homicídios dos últimos 10 anos, com a média de 156 homicídios mensais. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do RS, até Maio de 2011, a média tem sido de 129 homicídios, apresar de ter diminuído, continua alarmante.

Porque um país conhecido pela alegria, pela democracia com alternância de poder alcançou este destaque negativo? Será pelo pensamento relativista que tem sido disseminado em nossa cultura atualmente? Será pelo excesso de liberdade dado ao povo para legislar em favor próprio? Uma fez que a palavra democracia significa governo do povo?

Não sou perito em assuntos criminais, mas tenho o senso crítico de um cidadão. Estes dados me levam a fazer a seguinte análise: A Bíblia Sagrada nos mostra que Deus criou o ser humano como ser perfeito, porém através da desobediência, entrou o pecado no mundo. A partir dali o homem tem sido influenciado por um inimigo de nossa alma, que a Bíblia chama de Satanás, um anjo caído que, sabendo de sua sentença, tenta arrastar o máximo de pessoas para o pecado, ou seja, a desobediência a lei de Deus, trazendo a humanidade para um estado de separação de seu Criador (pecado=errar o alvo).

A Bíblia registra o primeiro homicídio em Gênesis 4.8-15 quando movido por inveja, um irmão matou o outro. Deus perpetuou a sua soberana vontade quando citou a Moisés, no monte Sinai, os 10 mandamentos afirmando: Não matarás!

A grande questão é que o homicídio se trata de uma conseqüência. Assim como a o julgamento e a sentença. Jesus veio ensinar o padrão ético de convivência para o ser humano, ele foi muito além quando comenta sobre este mandamento em Mateus 5.21-25, ele dá um conselho capaz de estancar qualquer sentimento de ódio que possa ocasionar um homicídio. “Concilia-te depressa com seu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão”(v.25). Previna o ódio em seu coração, e muito dificilmente poderás ser vítima deste ato.

Nenhum ser humano nasce com predisposição criminosa, o ato criminoso é uma tendência mental que o indivíduo pode adquirir devido aos seus relacionamentos com o contexto social que o rodeia que lhe confere estímulos negativos que podem vir a sugerir que cometa um crime. O meio em que vives pode o estimular ao ódio e a violência. Com quem andas? O que o tem influenciado? Que tipo de livro, filme, novelas e amigos têm escolhido?

Deus lhe dá um caminho mais excelente (1 Co 12.31), o Amor (1 Co 13.1). O Apóstolo João escreveu em sua primeira carta: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o pai, Jesus Cristo, o Justo” (I Jo 26.1).

Eliel Toledo, Evangelista e Coordenador do Núcleo Teológico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

*Artigo escrito para publicação no Jornal "O Semanário", que circula na cidade de Tupanciretã/RS e região.

Nenhum comentário: