quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PAZ EM MEIO A TEMPESTADE

Disse Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”(João 14.27).

No artigo da semana passada escrevi que dado a sua importância no mundo espiritual, não era por acaso que este Livro Sagrado tem resistido aos diversos ataques vindos dos mais diversos quadrantes, ao longo da história.
Temos assistido aos acontecimentos terríveis no Egito, uma verdadeira guerra civil, e chegou-nos a informação de que entre tantas mortes e destruições, um incêndio criminoso destruiu duas livrarias da Sociedade Bíblica do Egito. Os ataques ocorreram em 14 de agosto, dia que ocorreram os mais violentos protestos no país, até então. Esta organização, cuja missão é levar a palavra de Deus aquele país, está em operação há 129 anos e é a primeira vez que sofre ataque desta natureza.
A violenta crise institucional que abala o Egito desde 3 de junho, quando o presidente M. Morsi foi retirado do governo em um golpe militar, acontece sob os olhares atentos de todo o mundo, tamanha a preocupação com o desfecho destes episódios. No Oriente Médio continuam as guerras e as tentativas de conciliação.
Diante de tal informação, o que a Bíblia fala sobre a paz? Disse Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
(
João 14.27). Na verdade, em todo o transcorrer da história, o discurso de um mundo de paz é propagado pelos grandes líderes mundiais, porém, a paz nunca se concretizou, muito pelo contrário, a paz parece uma utopia mundial. Então, onde encontrar a Paz?
A Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, registra Jesus Cristo nos deixando a paz, e sabem onde ela está? Não está na ONU, no dinheiro, no mundo, pois estas nunca foram capazes de enxugar as lágrimas do ser humano. Mas a Paz verdadeira está em Jesus.  Só Ele pode, pois a Ele foi dado todo o poder, no céu e na Terra. (Mt 28.18 ), só Ele tem o poder de curar as feridas da alma e do coração.
Desde a época de Cristo na terra, a humanidade tinha dificuldade em entender que o Reino de Deus não veio com aparência exterior, mas está entre nós. Jesus veio trazer paz em meio à tempestade, como diz uma velha canção “Que esperança pode ter o obscuro dia de amanhã? Mais tormentas eu sei, virão perturbando minha embarcação; e saiba o inimigo meu, nada eu vou temer, pois de tudo o que Deus me faz, o mais sublime é conceder, Paz em meio ao temporal”. 
Perguntado sobre que sinais antecederiam a sua segunda vinda¹ e o fim do mundo, Jesus afirmou que um dos sinais seria ouvirmos falar em guerras e rumores de guerra, ora meus amigos, o século XX testemunhou as duas maiores guerras da história, foi a década mais sangrenta da história, cerca de 70 milhões de pessoas morreram nestes episódios. Os sinais estão claros; e como se portar diante deste quadro? Se os sinais não apontam para a paz mundial (ao menos por enquanto)? Que tal experimentar a paz em meio à tempestade?


¹ A primeira vinda aconteceu quando o Filho de Deus, enviado por Deus Pai, humanizou-se, ao ser gerado por Deus Pai, no ventre de uma virgem, chamada Maria, a fim de cumprir a vontade divina.  

Artigo 02/2013 para o Jornal O Semanário, 30-31 Ago /1 Set 2013.

Eliel Toledo, Pastor, presidente em exercício da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Tupanciretã.
Sede: Rua Paulino Aquino 499, centro. Cultos Quinta 19h30, Domingo 18h30, todos são bem-vindos. Expediente segunda a Sexta 9h às 12h. Fone 3272-3293. Envie seu comentário sobre este artigo ou entre em contato conosco através do e-mail adtupancireta@hotmail.com

Nenhum comentário: